Blog

rota4

No dia 19 de julho de 2019 a Escola Militar de Itajubá teve a grande oportunidade de conhecer umas das maiores e melhores polícias do Brasil. Um pouco da sua história, essência e forma de atuação. Foi uma honra, um aprendizado inestimável para os alunos que sempre vivenciam a rotina do militar, no seu dia dia. E o mais importante é a escola levar esta oportunidade aos alunos que nunca tiveram oportunidade de conhecer ou mesmo saírem de seus conhecimentos regionais.

A Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) é uma tropa do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo ainda uma modalidade de policiamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias de Aguiar. Atualmente, é o maior batalhão de Polícia Militar do Brasil, possuindo cerca de 900 homens e 150 viaturas entre Hilux SW4 e TrailBlazer
Em 1851 o batalhão, com antigo nome de “Batalhão de Caçadores”, foi batizado com o nome de Tobias de Aguiar, ficando então “Batalhão de Caçadores Tobias de Aguiar”. O presidente da província Rafael Tobias de Aguiar, antigo nome dado ao então governador, ficou conhecido como o Patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Constitui-se na Tropa de Elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que visa possibilitar flexibilidade e capacidade de reação com o uso do policiamento motorizado. Utilizada na necessidade do controle de distúrbios civis através do agrupamento de viaturas, conforme o caso, Grupo de combate, Pelotão, Companhia ou Batalhão de Choque.
A história do Batalhão é defender as Instituições Republicanas. Após diversas denominações, passou a ostentar seu nome atual em 15 de Outubro de 1970.
Desde sua criação, o Batalhão teve seu efetivo presente em conflitos de roubo a banco, e diversos casos de grande perigo, e também participou de momentos marcantes na história do Brasil. (Matéria editada e escrita)

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.